Ucrânia e Médio Oriente marcam 1.ª reunião de líderes de Montenegro

  • 18/04/2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, revelou, esta quinta-feira, que o Conselho Europeu - o primeiro em que participa como governante de Portugal - teve como principais temas de discussão a guerra na Ucrânia e a tensão no Médio Oriente, incluindo a situação na Faixa de Gaza.

Em conferência de imprensa, Montenegro afirmou que os líderes da União Europeia (UE) tiveram uma reunião por videoconferência com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na qual foi discutida a "situação dramática que se vive em parte do território ucraniano e de corresponder com uma vontade firme de todos os países da UE de continuar a prestar apoio do ponto de vista financeiro, humanitário e militar".

Segundo o responsável, foi também "entendimento do Conselho fazer alguns avanços relativamente a aspetos à relação bilateral de alguns Estados-membros com vista a reforçar os meios militares da Ucrânia".

Os líderes europeus discutiram ainda "a situação que se vive no Médio Oriente" e "condenaram de forma inequívoca o ataque do Irão a Israel". Neste sentido, foram reforçadas as sanções ao Irão, sobretudo no que diz respeito ao "comércio de veículos aéreos não tripulados e de mísseis".

"Por outro lado, o Conselho entendeu renovar o apelo a um cessar-fogo imediato em Gaza e também fazer um apelo grande a que sejam desbloqueados todos o canais que permitam a ajuda humanitária, que é cada vez mais necessária. A situação em Gaza está cada vez mais dramática", afirmou.

Segundo Luís Montenegro, o futuro económico da União Europeia foi o tema "principal" da reunião dos líderes dos 27, onde foram analisados "vários prismas neste domínio".

Na reunião, o primeiro-ministro português fez questão de sublinhar a "questão da energia", defendendo que a Europa "deve continuar a percorrer um caminho no qual se consiga alcançar" maior autonomia e colocar a energia verde no topo das fontes de energia, sendo que "Portugal tem uma participação importante a dar".

Sobre a economia, Luís Montenegro aproveitou para "dizer em nome do governo português" que o país "se mantém muito firme e empenhado em recuperar o atraso na execução quer dos fundos de coesão, quer do próprio PRR".

"Para sermos merecedores do apoio de fundos de coesão no futuro, temos de mostrar que somos capazes, no presente, de executar - e executar bem - os fundos que temos à nossa disposição", atirou.

[Notícia em atualização]

Leia Também: Influencer? Montenegro e Moedas recusam comentar. "Não está na agenda"

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/pais/2543707/montenegro?utm_source=rss-paã­s&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes