Síria neutra para proteger regime de Bashar al-Assad, defendem analistas

  • 23/04/2024

"O curso de ação, ou inação, do regime sírio durante os últimos 10 anos foi o de aceitar os golpes e responder muito minimamente ou não responder de todo porque a prioridade do regime de Assad era cuidar da sua própria sobrevivência internamente e não abrir uma frente com Israel", argumentou o diretor do Instituto Issam Fares de Políticas Públicas e Assuntos Internacionais da Universidade Americana de Beirute, Joseph Bahout, durante um seminário hoje realizado a partir de Londres.

Segundo o politólogo, que falou o durante o seminário "Israel-Palestina: Como a instabilidade regional está a afetar a Síria", organizado pelo centro de estudos Chatham House, as capacidades militares da Síria estão enfraquecidas e o regime de Damasco governa uma parte muito pequena do país, dependendo no resto do território dos principais apoiantes, Irão e Rússia.

"Israel não tem propriamente visado o próprio regime. Visa 'proxies' iranianos ou agentes iranianos diretamente na Síria, e quando, raramente, atinge bens do próprio regime, este responde de forma cosmética", acrescentou.

O académico sírio Haid Haid, investigador da Chatham House, mencionou, por exemplo, como o recente ataque atribuído a Israel que visou as instalações diplomáticas iranianas em Damasco, capital da Síria, e que matou sete membros da Guarda Revolucionária iraniana e seis cidadãos sírios, foi relativizado pelo regime sírio, uma vez que Bashar al-Assad quer distanciar-se da escalada regional.

"O regime quer manter-se fora dela por diferentes razões. Uma delas é a zanga que começou com o Hamas em 2012, quando o Hamas se aliou à revolução [síria]", explicou o académico, que também participou no seminário.

Outros aspetos, acrescentou, estão mais relacionados com a situação interna, nomeadamente a debilidade económica, a vulnerabilidade militar e a pressão dos países regionais a Bashar al-Assad para não se envolver em conflitos regionais.

"Bashar al-Assad contrabalançou isso, permitindo ou tolerando o lançamento de ataques a partir da Síria contra Israel, bem como contra as forças dos Estados Unidos na Síria, e também permitiu ou tolerou a canalização de armas através da Síria, tanto através da Jordânia como do Líbano, para os palestinianos", apontou ainda Haid Haid, no mesmo evento.

Leia Também: Turquia reivindica ter abatido 19 combatentes curdos no Iraque e na Síria

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2547131/siria-neutra-para-proteger-regime-de-bashar-al-assad-defendem-analistas?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes