Argentina pede ao Paquistão e Sri Lanka que prendam ministro iraniano

  • 24/04/2024

O Ministério dos Negócios Estrangeiros argentino apontou Ahmad Vahidi como um dos responsáveis do ataque contra a Associação Mutualista Israelita-Argentina (AMIA), que foi considerado o pior atentado da história do país.

"A Argentina solicitou a sua detenção aos governos do Paquistão e do Sri Lanka de acordo com os mecanismos fornecidos pela Interpol", acrescentou a diplomacia de Buenos Aires, num comunicado.

O ministério reiterou que continua a exigir "a prisão internacional dos responsáveis pelo atentado bombista da AMIA em 1994, que matou 85 pessoas, e que continuam em posições de poder com total impunidade".

O general Vahidi é ministro do Interior desde 2021 após ter ocupado a tutela da Defesa. Na altura do ataque de Buenos Aires, chefiava a Força Quds, a unidade de operações secretas da Guarda Revolucionária, o exército ideológico do Irão.

O ataque à AMIA em 18 de julho de 1994, que causou ainda centenas de feridos, foi atribuído pelos tribunais argentinos e por Israel ao regime iraniano e ao movimento xiita do Líbano Hezbollah.

O Irão negou qualquer envolvimento e sempre se recusou a permitir que os oito antigos funcionários indiciados pelos tribunais argentinos, incluindo Vahidi e o ex-presidente Ali Rasfanjani, fossem interrogados.

A Argentina tem a maior comunidade judaica da América Latina, com cerca de 300 mil membros.

Antes da AMIA, a embaixada de Israel em Buenos Aires foi alvo de um atentado em 1992, que deixou 29 mortos e 200 feridos, também atribuído ao Irão pelos tribunais argentinos e que permanece igualmente impune.

Em 2013, a então Presidente argentina Cristina Kirchner assinou um acordo com Teerão que previa a criação de uma "comissão da verdade" para investigar o ataque, e permitiria que procuradores argentinos viajassem até ao Irão para interrogar os acusados.

O acordo, criticado por líderes da comunidade judaica na Argentina, foi ratificado pelo Congresso de Buenos Aires, mas não pelo Parlamento iraniano.

Leia Também: MNE argentina visita Portugal após passar por China e Bruxelas

FONTE: https://www.noticiasaominuto.com/mundo/2547311/argentina-pede-ao-paquistao-e-sri-lanka-que-prendam-ministro-iraniano?utm_source=rss-mundo&utm_medium=rss&utm_campaign=rssfeed


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes